06/05/2009

8º dia, acabou a primeira fase! (8éme jour, c'est fini la première phase)

Boa noite!

Finálmente chegámos ao fim do primeiro bloco e podemos dizer com toda a convicção que até aqui Deus nos tem ajudado! Os primeiros blocos do tratamento têm por nome "remissão" e como o própio nome indica, o objectivo é remover as células contaminadas e impedir que elas continuem a crescer, para isso é preciso a quimioterapia, mas...passemos ao dia de hoje.
Logo pela manhã, levaram o Josué para fazer um exame muito importante à medula, podendo assim fazer o ponto da situação relativamente á evolução do tratamento. Não podemos deixar de contar uma cena engraçada que os médicos nos contaram, logo após o Josué acordar da anestesia: "Normalmente as crianças reagem muito mal á anestesia; uns ficam com fébre, outros vomitam, outros não páram de chorar mas o vosso Josué...até parece que começa a gostar!" É claro que não podemos ficar indiferentes a isto, a nossa alegria é grande pois sabemos em quem temos crido! Graças a Deus também pelas nossas mães, que sem dúvida vieram dar mais côr ao dia-a-dia do "querido netinho", com as suas palhaçadas, miminhos abraços etc...
É verdade que o Josué hoje sentiu muita dor devido ao exame que fez, mas como podem ver na foto do dia, a sua boa disposição fazia-nos mover de muita alegria! É importante dizer que durante a quimioterapia o Josué tem algo sempre ligado ao seu corpo para ir acalmando as dores, no entanto, como os enfermeiros viram que ele estava relativamente bem, decidiram baixar o nivel desse medicamento para ver o que acontecia. Graças a Deus não houve alteração no estado amimico do Josué, não impedindo que voltassem a baixar ainda mais o nivel antes de adormecer! Estamos gratos a Deus por tudo o que Ele tem feito mas há situações neste hospital que nos tocam profundamente. Apenas queremos deixar-vos uma, a qual vivenciamos bem de perto. Esta manhã, tivemos a presença de um outro menino no nosso quarto, que tinha um tumor malígno na parte lateral da cabeça queixando-se constantemente de fortes dores acompanhádo de vomitos e má disposição. A dada altura, enquanto o Josué dormia e nós nos encontravamos numa salinha ao lado do quarto, este menino sentiu-se bastante mal começando a vomitar e a gemer fortemente; sua mãe, desesperada, correu depressa para pedir ajuda. Enquando isso, nós nos aproximámos dele, e pusemos as nossas mãos em cima do seu corpo frio para tentarmos de alguma maneira confortá-lo e acalmá-lo. Neste curto espaço de tempo que estavamos sós com ele, pedimos a Deus que o aliviá-se...era a única coisa que podiamos fazer, mas também a mais importante. Sabemos que a mão de Deus se tem estendido para o Josué, mas não apenas para ele...quando a mãe dele voltou, as lágrimas corriam no seu rosto por ver o seu filho naquele estado, altura em que a Liliana a abraçou bem forte trasmitindo-lhe força e esperança, o que a deixou mais aliviada e grata por não a deixarmos sozinha. Quando a situação acalmou, a Liliana pôde trasmitir-lhe a seguinte verdade: "Acreditamos num Deus que está sempre pronto a estender a sua mão, basta acreditar nisso!"

Obrigado por o Josué estar sempre no vosso coração, mas lembrem-se que á nossa volta existem famílias sem esperança.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância."

Palavras de Jesus no livro de João capitulo 10 verso 10


"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede!"

Palavras de Jesus no livro de João capitulo 6 verso 35

17 comentários:

Anónimo disse...

Muita força e muita coragem.

Vai tudo correr bem a confiança é grande

Bj e Abraço

Marco e Joana

Unknown disse...

Olá irmãos!
Que o SENHOR opere também na vida desses meninos, o facto de o Josué estar aí não é um acaso, ele vai ser de benção para os outros meninos .Nós desde aqui vamos orar muito para que isso aconteça.DEUS É FIEL, DEUS É AMIGO, ELE SABE TUDO! e por isso confiaremos a 100% NELE.
DEUS vos abençoe muito.
Beijinhos á Irmã Noémia

Lidia disse...

Bomdia Josué!!

A tua foto do dia, de ontem, estava simplesmente espectacular!!!

Sabes que és um menino muito lindo??

Olha, eu acho que Jesus, deve estar muito orgulhoso de ti!! Quando Ele olha para ti, Ele de certeza que diz:

"UAU!!! Que menino corajoso!!!"

Sabes que estamos todos a pedir a Jesus para que Ele te tire esse dodoi???

E como Jesus, é o mais FORTE, Ele vai te tirar o dodoi, mas tens de continuar a ser paciente, e muito corajoso!! OK?

Continua com esse soriso de um lutador!!! De um VENCEDOR!!!

Um grande beijinho para ti!!!!

Lidia

Anónimo disse...

ola :) é com um pouco mais de alegria que hoje me sinto au ver o josué :)realmente DEUS é grande :)eu que me revoltei contra ele quando soube pelo josue hoje so me resta lhe pedir perdao e realmente acreditar que so ele pode.FORçA a vitoria vai chegar hoje tenho fé que josué vai vencer desta doença cruel.beijinhos e coragem. lucinda,bryan e familia bjos

Anónimo disse...

Bom dia
Que felicidae, a caixa do nosso coração simplesmente quase nâo pode contelo la dentro de tanto felizes estarmos, pelo facto do Josué estar a mostar que realmente é um vencedor...
Realmente Deus é Fiel...
Da ultima vez esqueci-me de vos agradecer por este blog, pois tem sido para nós algo muito importante para podermos seguir-vos, pois assim podemos ver as melhoras do josué e seguir-vos em oração, é engraçado pois isto funciona assim , de manhã alguem vai logo ao blog e encarregasse de telefonar para dizer: "ja viste o Josue esta melhor.." ou assim do genero, é como eu vos tinha dito este problema não é apenas vosso mas passou a ser nosso tb, logo juntos em oração ,e concerteza Deus vai fazer a sua vontade na vida desse pequeno campeão...
Agora para o Josué...
Olha la o piolho se continuas assim a comer bananas daqui a um pouco não cabes nas calças (pra brincar) pois estamos muito contentes com estas melhoras, sabemos que os dias serão assim uma vez melhores outra vez não tão bons, mas com a ajuda do nosso Deus, ele ainda vai sorrir muitas e muitas vezes assim como na foto de ontem..
Fiquem na paz continuamos convosco nesta luta até au fim, que Deus vos abençoe
João, Monica e Eli

Anónimo disse...

bonjour..nous sommes tres content de voir que josué va mieux et que des résultats positifs apparaissent ca nous rend tres heureux et on est toujour la pour vous..pietro tania e keylan

Anónimo disse...

Olá Paulinho, Liliana e Josué
Já por muitas vezes me sentei ao computador com a intenção de vos enviar uma mensagem, mas, nunca sei como começar...
Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do que se estava a passar com o Josué, mas, quero compartilhar convosco que no dia antes do 1º tratamento do Josué, Deus encheu o meu coração com muita paz, quando pela manhã me lembrei de um Hino do nosso Hinário o nº 4,

Não desanimes Deus proverá
Deus Velará por ti
Sob suas asas te acolherá
Deus Velará por ti...

Voçês não estavam, e não estão sózinhos, Deus está sempre aí, para cuidar de vós.

Quero agradecer, terem criado este blog, porque é uma maneira de nós nos sentirmos mais perto de voçês, e de sabermos como tudo está a correr, sabendo que já temos muito para agradecer ao nosso Deus, o sorriso do Josué deixou-nos muito felizes.

Estarão sempre nos nossos corações e nas nossas orações.

Com muitos Beijinhos
dos Primos
Patrícia, Luís, Rúben e Ester

Anónimo disse...

Olá meus queridos: Liliana, Paulo, Josué e respectivas avós,

Nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus e que andam segundo a Sua vontade. Muitas vezes nao compreendemos os Seus propósitos e temos que passar pelo vale da sombra da morte, o que é sempre muito doloroso e difícil, mas Deus vos pôs aí nesse lugar com um propósito: o de glorificar Seu nome. Nao somente o Josué vai ser curado para a Sua glória, mas vocês estao a seu usados para trazer encorajamento e esperança aos que estao aí nessa clínica e nao têm esperança. Deixem-se usar e quando saírem desta prova serao como o ouro que é refinado no fogo: brilhantes e puros. Deus vos abençoe e vos dê muita força, alegria e paz. Estamos convosco mas acima de tudo: Ele está convosco! Beijinhos. Lúcia Sampaio.

Anónimo disse...

MEUS QUERIDOS !!!!!!!!!!!!!! VOÇÊS SÃO LINDOS! PARABENS .QUE BOM AS MELHORAS, DESSE GRANDE VENCEDOR!!!!!!!!!! CONTINUAMOS EM CORRENTE DE ORAÇÃO.DE TODAS NÓS BEIJINHOS. JÚLIA CADIMA.

Anónimo disse...

Ola valentao...
A tia esta super orgulhosa de ter um subrinho assim,valente,corajoso,e vitorioso...sim vitorioso porque a tua e a nossa vitoria esta mesmo ai a chegar.
Quando estava a ver e ler o blog,nao aguentei sem agradecer logo ao nosso Jesus...
Tentei encontrar algumas palavras de gratidao, mas nao consegui descrever aquilo que o nosso coracao sente de gratidao para com ele...(DEUS) apenas disse obrigado meu DEUS pelo teu amor e o teu cuidado com as nossas vidas.

Ps.olha gostei muito da tua foto, estas sempre lindo...bjinhos para td Cristina Cartaxo

Anónimo disse...

Olá Paulinho, Liliana e Josué
Estamos a orar e sabemos que Deus vai fazer um milagre muito grande na vida do Josué e tb quem sabe em vós e mesmo nós, pois Deus quando faz, faz tudo perfeito.

Se for preciso alguma coisa podem contar conosco, voceses nao precisão levar esta carga sozinhos pois voceses teem uma grande familia aqui no Lux.

Força Josué, Deus é contigo e te ama mmmmmmmmmmuuuuuuiiiiiittttttooooo....

Joao, Monica e amiginho do Josué ELI

Obridago por ter criado este "Blog" pois nos mantem informados.

Anónimo disse...

ola josué...
Estamos todos muito orgulhosos de ti
e muito gratos ao nosso SENHOR JESUS
porque ele é bom e fiel !!!
Lily e Paulinho forca !!!
Continuamos a orar por voces :)
Beijinhos ...
DEUS VOS ABENCOE GRANDEMENTE ... :)

Sandra BISPO e FAMILIA

Anónimo disse...

Olá Josué
A Assembleia de Deus em Almeirim tem um grupo de irmãs que se reune todas as 2ªs feiras à tarde para orar pela obra de Deus e por vários assuntos em particular, soubemos do teu internamento desde o inicio e temos estado a orar por ti e pela tua familia. O nosso Deus é um Deus de poder e hoje fiquei contente por saber da existência deste blog e por te conhecer, apesar dos teus 2 aninhos és um menino de coragem e sei que a tua força vem do grande amigo que temos em comum, o Senhor Jesus. Em nome de todos os irmãos de Almeirim envio-te um grande beijinho, aos teus papás enviamos o desejo de muita força, coragem e confiança No Ùnico que nos pode valer, O Nosso Pai Celeste....Continuamos a orar por vós. Que o Senhor vos Abençoe ricamente,

Maria João Bonito, em Nome da AD Almeirim, Portugal

Anónimo disse...

"..em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"

Parabens pelo vosso vencedor..é um menino de coragem fico mto feliz cada vez k leio o vosso blog, e vejo um sorriso na cara do josué!!
Deus vai continuar do vosso lado até ultrapassarem esta fase.. como tem estado até aqui!!
Força Josué e força também para os papas..

Eunice Correia

Anónimo disse...

OLA JOSUE FICA-MOS MUITO CONTENTES PELAS TUAS MELHORAS CONTINUA-MOS A ORAR SABENDO QUE A VITORIA ESTA CHEGAR UN GRANDE BEIJO PARA TI E PARA OS PAPAS AMO VOS MUITO ESPERA MOS POR TI O BI E A LARA ORAM POR TI TODAS AS NOITES XAU AMO VOS MUITO DEUS VOS ABENCOE PI SANDRA LARA E BI

Anónimo disse...

Olá,boa noite Paulo e Liliana e ao "nosso" menino Josué!
Queremo vos dizer que Gostamos muito de voces e que o vosso sofrimento é o nosso, as vossas lágrimas são as nossas, as vossas preocupações e as vossas alegrias também são as nossas.
O verdadeiro Amor é assim.
Quero-vos dizer uma coisa quando pedimos e nos dispomos para trabalhar para Deus algo acontece sempre, só vos quero lembrar de uma coisa lembrem-se de Abrãao quando Deus pediu-lhe o seu filho ele não negou sofreu mas fez a vontade de Deus certo? Lembrem-se Deus providênciou no ÚLTIMO instante (isto no nosso tempo) o cordeiro.
Creio que irá fazer o mesmo com Josué, força queridos sei que não é fácil mas Deus é o mesmo ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE.
Desculpem a mensagem ser tão grande beijo.
Daniel, Catarina e Carina da Câmara.
Somos de Leiria.

Anónimo disse...

Olá lili, paulinho e Josué!!!! Cá estou a acompanhar bem de perto a evolução do Josué...
Fico feliz por ele estar a reagir bem e continuar com o sorriso lindo que ele tem, mesmo tendo um doí doí.
Continuamos com muita força a orar a DEUS para que não falte a coragem a voçês pais e ao Josué p ir reagindo bem aos tratamentos.
Beijos grandes!!!

Dina Henriques