13/05/2009

15º dia, um dia diferente. (15ème jour, un jour different)

Olá!

Hoje tivemos um dia diferente; a primeira vez que nos "separámos" depois de estarmos neste hospital...vocês já vão perceber porquê!
Pela manhã o Josué fez o tal exame à medúla óssea o qual correu dentro da normalidade, demorando apenas um pouco mais do que o normal. Ainda de manhã, tivemos uma vez mais a visita das duas psicólogas que trabalham para uma instituição onde o seu objectivo é ajudar crianças que sofrem de câncro, assim como as suas famílias. Após esta conversa chegou o momento da despedida...as avós corajosas partiram deixando muita saudade, força, ânimo, alegria mesmo em momentos de tristeza...enfim são verdadeiras AVÓS!
Depois desde momento, houve a dita "separação" visto que o Paulo as levou de volta ao Luxemburgo, com o objectivo também de tratar de alguns assuntos, enquanto a Liliana permaneceu no hospital. Para uma melhor compreensão do que cada um passsou, decidimos escrever-vos esta parte em separado.

Paulo: Saí do hospital com a grande vontade de regressar o mais rápido possivel. Durante a viagem sentia-me impaciente, tudo me tirava do sério, mesmo se fosse uma situação insignificante. Voltar ao Luxemburgo sem a minha metade e sem o meu filho fazia-me estar nervoso devido ás circunstâncias que vocês já conhecem. Fiz tudo o que tinha a fazer, passei por onde havia planeado, até que chegou a hora de ir à creche resolver alguns papéis e buscar as coisas do menino. Admito que quando entrei em casa, principalmente no quarto dele, deu-me uma enorme tristeza mas não parei muito para pensar, agarrei no que tinha que agarrar e fui embora, mas na créche foi diferente...ao entrar comecei a recordar das vezes que ia levar o Josué, e as vezes que o ia buscar entre outras recordações. O céu se fechou e o que existia eram apenas nuvens escuras que rodeavam todo o local. A professora dele entregou-me as suas coisinhas, desejaram todas elas as melhoras e lá saí eu da créche olhando a sua parteleira vazia...fui-me embora desesperado, chorando ao lembrar-me de toda a nossa vida antes de tudo isto se saber. No regresso algo de extraordinário aconteceu; algo que não tenho memoria já ter acontecido! Sempre ouvi dizer que pode vir tempestades mas logo vem a bonança, e hoje senti o que realmente isso significa. Deus sofre connosco, e no meio da tempestade ele é o nosso socorro! A viagem de regresso foi como se O tivesse bem ao meu lado, tendo a oportunidade de desabafar tudo com Ele! Como um Pai amoroso ouviu-me, abraçou-me e mostrou-me que estaria connosco sempre, que tanto eu como a minha esposa e filho, estavam debaixo da sua poderosa mão e que em nenhum momento nos ía deixar! Lembrei-me de uma frase que nos escreveram numa mensagem recente: "Deus não nos tira da tempestade, mas entrando nela nos livra e nos protege!"

Liliana: Ao vê-los sair pela porta do quarto, tentei conter as lágrimas á frente do Josué... mas em fim...tinha de ser.
Depois comecei a imaginar-me no papel do Paulo, ter de enfrentar determinadas imagens e recordações, o que me provocou um grande pânico... lembrei-me do nosso lar, do quarto do menino e só me lembrei dos últimos dias antes de chegarmos a este hospital. As febres do Josué, e todos os outros sintomas, que mesmo achando esquesito tinha-me guiado pelo que o médico me havia dito: "é apenas uma otite" ...enfim, mal sabiamos que aquele menino saudável tinha o que tem... depois tentei imaginar a creche, onde havia sempre um menino de côr que quando me via a chegar para ir buscar ou colocar o Josué, corria para mim e dava-me 1 grande abraço o que deixava o meu filho cheio de ciúmes. Mas, não fui capaz de continuar a imaginar...o coração doia-me porque tinhamos uma vida normal, com um menino cheio de saúde que era guloso mas gostava de uma refeição cheia de vitaminas!!
Desisti de imaginar o que quer que fosse, e dei mais atenção ao meu filhote que começou a ganhar febre e a ter sono. Ao adormecê-lo, comecei a olhar para cada pormenor do seu corpo, como era hábito fazer quando ele dormia, e comecei a contemplar o que Deus havia criado... Lembrei-me das vezes que ele me deixou noites inteiras sem dormir e eu passava a noite toda falando com Deus: "Senhor...este menino não foi programado, mas foi muito desejá-do, cuida dele e não permitas que nada de mal aconteça. Sei que mo emprestas durante um tempo e por isso quero que me ajudes a educá-lo como ele precisa e tu queres! Quero que ele tenha intimidade contigo como eu estou a ter agora...cuida dele e faz com que ele seja um menino diferente, como muitos meninos que encontramos na biblia. Um menino que se destaque porque Te tem na sua vida!"
Ao lembrar-me de todas estas palavras foi como se de repente ouvisse Deus: " Querias um menino diferente, e é o que te estou a dar!" Depois lembrei-me que para além disso há muito tempo que andava a desafiar Deus para um milagre na minha vida, ao qual me apercebi, que o meu filho era esse milagre...
Após aqueles momentos, sozinha com o Josué no quarto, e de muito falar com "o meu Amigo" o Josué acordou e fomos dar um passeio pelo hospital e brincar um pouco, mas ele estava sem paciência porque a febre voltava a subir.Nisto, foi quando nos dirigirmos para o quarto e o médico responsável veio ter comigo dizendo-me que, do que tinha visto do exame de hoje, podia já adiantar que estavam todos muito contentes com os resultados que a quimioterapia tinha provocado, tendo superado as suas expectativas. Mais uma vez a minha resposta foi:" Graças a Deus!!" (em Inglês),se bem que a minha vontade era abraçar o médico e gritar bem alto: " Deus é bom!"
Passado pouco tempo o meu marido estava de volta e pudémos partilhar dos sentimentos que cada um teve neste dia, mas é claro que o Josué ficou radiante com algumas prendas e com alguns dos seus brinquedos que já não via há algum tempo.


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus..."

Na Bíblia, no livro de Romanos capítulo 8 verso 28


Até..hoje à noite se Deus quiser!

Obrigado por nos amarem tanto!

15 comentários:

Filha do Mar disse...

oi liliana, paulo e josue.
venho aki todos os dias e choro. choro pork infelizmente a minha sobrinha sofre de cancro tb, mas um cancro nao operavel que se alujou no cerebro. a minha bia tem 3 anos, e o cancro provocou um coagulo que lhe cegou 1 vista a esquerda e que fez com que tivesse de ser operada tendo sido colocada uma protese ocular. as melhoras do josue... mt sinceramente. e ora bela minha sobrinha Beatriz. só te peço isso por entre lágrimas. obrigado e ate amanha.

Unknown disse...

o Josué e um menino especial mas vocês os dois......:´(
é só isto que consigo dizer depois do que li.beijos

marta

ARLEY disse...

oi queridos nos ficamos muito muito mas muito contentes c os resultados vamos conseguir superar todos este capitulo a Bianca diz que quer ir brincar com o josue pois ela viu os brinquedos dele e manda muitos beijinhos para ele o doidoi vai passar josue e nos vamos estar ca para te apoiar no q for preciso a ti e aos papas beijos grandes para voces .
familia Alfama

Cristina e Pedro disse...

Paulinho e Lili :
"O Senhor, pois é aquele que vai adiante de ti; Ele sera contigo, nao te deixara, nem te desemparara; nao temas, nem te espantes." Deut. 31:8

Josué:
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." Rom.8:37

DVA. Um abraço apertado e muito carinhoso para os 3.

Cristina e Pedro

Ana Paula de Santarém disse...

Ola Liliana!

Quero que saibas que estou aqui...vai tudo correr bem...
Uma beijoca grande minha e da minha família

Unknown disse...

Olá irmãos!
Estamos felizes com estas notícias. Deus é MARAVILHOSO, CONSOLADOR, DEUS FORTE, PODEROSO, O MELHOR AMIGO !
Deus vai completar o Milagre no Josué! Iremos também orar por essa menina chamada Beatriz, Deus conhece o sofrimento dela . acreditamos que o PODER DE DEUS NÃO TEM LIMITES, ELE PODE SEM DÚVIDA CRIAR CÉLULAS NOVAS, ORGÃOS NOVOS . Acreditamos que tudo é possível ao que crê, oramos no NOME DE JESUS por um MILAGRE também para a Beatriz. Deus vos abençoe muito

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Primo josué,

Se a tua saúde depender da oração, pois uma força mais se junta. Um beijo muito grande, mas em especial para ti, Liliana, a quem cabe sem dúvida a responsabilidade de não poder neste momento fraquejar.

Um beijo grande,
Inês Carqueijeiro

Anónimo disse...

Olá Josué, Olá meus Queridos Paulo e Liliana,

Estamos convosco em oração nestes momentos
difíceis.

O nosso Deus é Fiel e para ELE não há impossíveis!

A igreja em Wiesbaden ora pelo Josué e estamos
convictos que o dia da vitória vai chegar.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal algum, porque tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23: 4

Podemos confiar e descansar no SENHOR porque ELE
está sempre ao nosso redor!

Beijinhos dos tios amigos Lídia e Isaías da Silva

Anónimo disse...

Ola e a Mariana.
Estas sempre lindo nas fotos...
Estou com muitas saudades tuas priminho, e claro de vcs tb tios ,estou a orar por vcs para que tudo passe muito rapido...
Deus vos abencoe e ate breve.

Bjs Mariana Cartaxo

Anónimo disse...

Ola,estou mointo feliz por ovir essas nutisias que no fondo ja sei e sempre senti que ele ja esta curado.E ao ovir o vosso relatorio a entimidade que estao a ter com Deus,poso ver que estao quse prontus para reseber aquilo que Deus tem para voz.Na vida dom crente nada e por a casso,o diabo pensava ao aconteser esto que seriao durotadus mas mustrarao que sam mais que vensedores em cristo jesus.Nao me canso de diser isto,sois uma linda familia em cristo e cada vez vos amo mais.Estao a ser um ensemplo para mim,ficem em paz Deus dis a minha paz vos dou e foi paga por um alto preso.-jose e joana

Anónimo disse...

oi queridos amigos.

deus esta convosco a sofrer convosco e nunca vos vai deixar.tudo isto vai passar e o josue vai ficar bom e vai voltar a creche e vai brincar com os seus amigos e a sua casa.deus é bom e misericordioso e tenho muita fe que ele vai curar o meu querido menino josue e que a minha filha ainda vai brincar muito com ele e dar lhe muitos beijinhos,

deixo vos o abraço apertadinho e cheio de amor em cristo e como sempre um versiculo que sempre me ajudou em momentos dificeis,~

"O Senhor é o meu pastor e NADA me faltara"

MIMI BRUNO E FILO

Cristiano e Patrícia Dias disse...

Que família tão linda!
Estamos aqui em fé e em oração por vocês.
No nosso coração, sempre...
Abraços do Cristiano, Patrícia, Cristiana e Julieta.

Anónimo disse...

Creio que o Josué vai ser curado !
E que isto seja para Glória do Senhor !

A Igreja de Leiria Ora por voçês!
Muita força e não desanimem porque há um Deus GRANDE capaz de fazer coisas GRANDES !

Deus vos abençõe ricamente !
Carla - AD Leiria