30/09/2009

E o final tão perto...

Olá amigos!

É verdade, passados mais de 6 meses, o final do tratamento aproxima-se lentamente! O sentimento é de alegria apesar do Josué ainda ter um ano de tratamento em forma de comprimidos, juntamente com algumas injecções de quimioterapia a tomar esporadicamente nestes próximos 12 meses. Como sabem, estamos em Homburg para a última semana de radioterapia, a qual está a correr bem, embora hoje o Josué tenha tido um pouco de febre e se tenha sentido mais cansado do que o habitual. Ontem, quando estávamos prestes a chegar ao hospital, depois de uma pequena voltinha, o nosso menino vomitou bastante, deitando tudo o que tinha no seu pequeno estômago para fora. Foi um pequeno susto mas nada de grave pois é algo normal para uma criança que está a levar muita anestesia por dia.
A rotina é quase sempre a mesma: por volta das 8h acorda, seguindo-se de uma longa espera sem comer, até mais ou mens ás 10h, hora que a ambulância chega para o vir buscar; chegamos ao local onde se realiza a radioterapia, onde esperamos novamente uns 10 minutos e é aí que o Josué é anestesiado; voltamos para o hospital por volta das 10:45 e é nessa hora, ainda com o Josué meio a dormir, que o médico lhe dá uma injecção de quimioterapia na perna. Ontem ainda lhe fizeram o exame à medula, depois de todo o processo da radioterapia. Mas por íncrivel que pareça, apenas hoje o Josué se sentiu um pouco mais em baixo porque nos outros dias, podemos garantir que tem mais energia do que uma criança "saudável".
A Liliana ontem teve uma conversa com uma médica que também está a acompanhar o Josué, a qual serviu para esclarecer o processo da cura, nestes próximos 5 anos. A médica realçou mais uma vez que, antes dos 5 anos passarem, a medecina não pode afirmar nada em relação à cura, mas, se neste próximo ano o Josué não tiver nenhuma recaída e é necessário que isso aconteça, é um bom sinal significando que o Josué está no bom caminho. Resumindo, é um ano crucial para o nosso rapaz.

Como já referimos, passaram-se mais de 6 meses desde o início do tratamento e hoje, vemos muita coisa com outros olhos. Olhamos para nós a valorizar situações que antes não passavam de simples coisas da vida. O facto do Josué correr, saltar, brincar, aprender algo novo, deselvolver a fala, conseguir subir e descer as escadas do prédio, aprender a andar de bicicleta, etc, etc, para nós é uma extraordinária festa de alegria! Penso que todas as pessoas que passam por situações difíceis de saúde, conseguem mais tarde valorizar bastante o que é ter o que um dia não tiveram e no fundo, não é apenas na questão da saúde mas sim em todas as áreas da vida!Quanto a nós, agradecemos a Deus por todos estes promenores na vida do nosso filho. Acreditamos que quem dá a vida é Deus pois foi Ele que a criou! Dependemos d'Ele pois a cada dia nos deparamos com situações que mostram a grande fragilidade do homem em ultrapassá-las. Não confiamos em nós própios para ultrapassarmos este ano crucial na vida no nosso filho, mas sim oramos para que a mão de Deus nos protega de todo o medo que possa bater à nossa porta. Confiamos que, apesar de não termos feito nada para merecer, Jesus já pagou o preço que tinha que ser pago para hoje Deus nos ouvir. Confiamos em vocês que têm orado por nós e concerteza vão continuar a fazê-lo pois Deus nos tem feito família para que possamos levar as cargas uns dos outros.

Um grande abraço sentido a todos vocês, família e amigos!

6 comentários:

Anónimo disse...

ADELINA PENA

Boa noite a todos!!!
Mais uma prova que Deus é Imenso...
O progresso e a evolução do estado de saúde do pequeno Príncipe é uma das provas que Ele nunca abandona quém o tráz no coração... e o coraçãozinho do nosso menino é enorme!...
Eu sabia que tudo iria correr bem... os tratamentos iriam começar a "dar frutos" e graças a Deus, já se notam essas melhoras! :-)
Com a certeza de que assim continuará, despeço-me com um beijinho aos papás, e um xi-coração e um miminho especial para o nosso guerreiro Josué!

ADELINA PENA
(PORTUGAL)

Anónimo disse...

Malgré le chemin si difficile, je vous admire pour votre courage et votre réelle joie de vivre, finalement plus forte qu'avant...Vive Josué!! :-)
Catherine, Luxembourg

Anónimo disse...

AS SAUDADES SAO TANTAS E O MEU AMOR E TAO GRANDE POR ESTAS DUAS RIQUESAS QUE DEUS ME DEU E ESTAO TAO LONGE MAS QUE DEUS OS TEM GUARDADO TEM ALEVIADO TODA A DOR E SOFRIMENTO AO LONGO DE 5 MESES UM BEIJO UM XI CORAÇAO ESPEÇIAL DE UMA PESSOA MUITO ESPEÇIAL QUE VOS AMA MUITO

Família Cartaxo disse...

" OFERTAS REAIS "

Satanaz oferece destruição
O mundo oferece aflições
Jesus oferece libertação

João 8:32 Conheceris a verdade e a verdade vos libertará JOÃO 8:32

O mundo oferece temor
Satanáz oferece terror
Jesus oferece amor

Com amor eterno te amei Jerem.31:3

Paulinho e Lili não percam a paz!

Jesus disse: Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo,eu venci o mundo. João 16:33

Jesus disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

Recebam esta palavra para o Josué:

Porque te restaurarei a saúde, e te sararei as chagas, diz o Senhor.
Jermias 30:17

Bjs.Para os nossos filhos Paulinho, Lili e netinho Josué.

São os três muito importantes na nossa vida.

"Não percam a paz"

Unknown disse...

Amo ao Senhor porque Ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Sal.116:1.
Irmãos o Senhor não só continuará a ouvir,mas também a curar. Que Ele vos possa continuar a abeçoar.
Muita paz: José e Luisa Cartaxeiro.
Ereira -Portugal.

Anónimo disse...

Meus queridos:Como é bom ver como DEUS se move em vossas e nossas vidas. Ele É Amor,Poder,Paz e Alegria e nossa Porção na hora da dor.Ele nos guia ás águas tranquilas.Ele É quem está do nosso lado em qualquer circunstância.O crente tem a certeza de que nunca está só.É este o Poder do Nosso Pai.Como é bom sentir "O SEU TOQUE"e deixarmo-nos atrir pelo Espírito Santo até sentirmos que já estamos tão próximo D'Ele que já é impossivel voltar a este mundo medonho.É a Paz que excede todo o entendimento. Um feliz f/semana. Continuamos orando com Fé. BJS da irªMariazinha.Senhor continue abençoando.